atelier do cardoso - arquitectos.jpg

Os arquitectos Mafalda Ribeiro Ambrósio e João Gomes Leitão, fundadores do atelier do cardoso, trabalharam durante 5 anos em Madrid, colaborando com diversos ateliers: Mansilla + Tuñón, José María Sánchez García, Brut Deluxe e Sancho Madridejos.

A oportunidade de trabalharem em ateliers que ainda hoje privilegiam a participação em concursos, reconhecendo-a como uma plataforma de experimentação de ideias e conceitos, um modelo de como bem fazer arquitectura, foi para ambos uma experiência extremamente enriquecedora.

Em simultâneo, desenvolveram actividade independente, tendo participado em diversos concursos, onde obtiveram algumas menções honrosas (Europan10 em Lisboa; Experimenta Design’09/Galp para a Ponte ciclável e pedonal sobre a 2ª circular). Conquistaram também uma presença na exposição e catálogo, enquanto finalistas do concurso da Trienal de arquitectura de Lisboa’10, Casa em Luanda: Pátio e Pavilhão.

 

Regressados a Lisboa em 2010, abraçam o projecto do atelier do cardoso. Continuam a participar em concursos nacionais e internacionais e, em 2014, ganham o concurso por convite para a Casa Acreditar do Porto. Com o projecto em construção e conclusão prevista para o final de 2016.

A reabilitação é também um tema que o atelier desenvolve com particular atenção. Em tempos de crise, é uma actividade com potencial, em que o atelier se posiciona com uma postura de prestação de serviço de valor acrescentado. Com várias obras de reabilitação em curso na zona de Lisboa,  um exaustivo acompanhamento de obra e um elevado controlo de custos são factores que reputam como fundamentais no serviço que prestam aos seus clientes.